Rotary Club, IEF e Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançam projeto de Preservação da Nascente do Córrego Saltador

18 abr, 2018 Notícias

Foto: Leandro/Enter Telecom

O Rotary Club de Presidente Olegário, o Instituto Estadual de Florestas (o IEF) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente apresentaram um projeto de preservação da nascente do Córrego Saltador. A microbacia que desagua no Ribeirão das Três Barras e alimenta o sistema de captação de água da Copasa enfrenta sérios problemas ao longo de seu curso: de acordo com estimativa do IEF, serão necessários 7km de cerca, 21 hectares de reflorestamento da mata ciliar, tratamento das erosões e a produção de curvas de nível, de bolsões e de terraços para que a nascente e as ramificações do leito não sequem com o passar dos anos.

Além disso, o projeto apontou situações de depósito de lixo às margens do córrego e o pisoteamento por animais. O caminho encontrado foi o trabalho em conjunto e a conscientização da população sobre a importância da nascente.

Os três braços promotores do projeto estão concluindo o documento. O próximo passo será incluir outras forças na execução da ideia, como Copasa, Cimasp, Emater, Ministério Público, Polícia Militar do Meio Ambiente, Cemig e etc., principalmente, os proprietários e moradores das áreas próximas ao leito do Córrego Saltador.

O custo para revitalizar o leito do córrego e preservar a nascente foi calculado em torno de 65 mil reais e muitas horas de trabalho. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na Secretaria Integrada de Meio Ambiente, na Praça Afonso de Sá, no Centro, onde estão a Secretaria Municipal de Agricultura e o IEF.

Marcelo Bias

As 7 Melhores

CURTA NOSSA FANPAGE

Programa Terceira Hora